
O caminho dos oito estágios
Os Sutras do Yoga, que estão entre os textos da hatha yoga mais influentes de todos os tempos, foram escritos por um sábio brâmane chamado Patañjali. Seus 185 axiomas, ou “fios de pensamento” de acordo com o significado da palavra sutra em sânscrito, estabelecem maneiras práticas de alcançar a união com o divino por um caminho com outros “estágios” progressivos, ou observâncias.
1 IAMA (Yamas) o primeiro estágio recomenda cinco práticas ou restrições éticas.
- Ahimsa: não violência em todos os aspectos de sua vida; não ferir os outros ou você mesmo.
- Satya: verdade, ou viver de acordo com sua própria verdade.
- Asteya: não roubar.
- Brahmacharya: abstinência; contenção de energia sexual, moderação.
- Aparigraha: ausência de ambição, ignorar os desejos, desapego.
2 NIAMA (Nyamas) o segundo estágio prescreve cinco observâncias essenciais.
- Saucha: “limpeza”, tanto interna quanto externa.
- Santosha: “contentamento”, ou aceitação do que a vida lhe oferece.
- Tapas: “austeridade”, ou pratica disciplinada.
- Swadhaya: "auto-estudo”, o estudo dos textos espirituais para promover a compreensão.
- Ishwara pranidhana: “render-se a um ser superior”.
3 ASANA o terceiro estágio se refere às posturas físicas praticadas para preparar o corpo para meditar sentado – a palavra asana, em sânscrito, significa “sentar-se”, ou oferecer assento.
4 PRANAYAMA o quarto estágio é a arte de respirar bem. Prana significa “respiração”, “energia”, “vitalidade”, e ayama é “estender”. O pranayama regula e estende o fluxo de energia través do corpo.
5 PRATYAHARA o quinto estágio significa “inverter”, afastar a mente e as sensações do mundo exterior para induzir a calma.
6 DHARANA o sexto estágio faz com que você se concentre até que sua mente foque em um ponto fixo. Em sânscrito, a raiz dha significa “apoiar”, e os dois estágios finais se apóiam neste.
7 DHYANA é o fluxo continuo de consciência em direção a um ponto, ou meditação. Este estágio é o fruto de dharanam quando você foca em um ponto em estado de calma continua - a raiz dhi significa “intelecto”ou “pensamento”.
8 SAMADHI a observação dos primeiros sete estágios conduz ao equilíbrio da mente, em que você toma consciência do eterno. Sama significa “igual”e dhi “pensamento”.
O yoga tem tudo a ver com relacionamento – o seu relacionamento com você mesmo, com as pessoas em sua vida e com o mundo ao seu redor. Isso faz dele uma jornada de ligação – tanto interna quanto externa. “De fato, a palavra – yuj – que deu origem à palavra “ioga” significa “unir”, ‘ligar”.
Muitas pessoas pensam o yoga ou como um conjunto de exercícios físico ou como uma maneira tranqüila de escapar do mundo caótico. Yoga pode ser as duas coisas, mas também é muito mais: uma forma de explorar tanto o corpo quanto a mente e, através dessa investigação, fazer uma conexão com nosso potencial inexplorado. Oferece a cada um de nós uma escada metafórica para jivanmikti, a liberação na vida. Aos subirmos os degraus dessa escada, assumimos o ponto de vista do yoga, ou dhrashana, e nos desapegamos de um mundo de estresse, preocupações e limitações.
EnJOY!
Fonte: livro 1001 pérolas de sabedoria da ioga - Liz Lark - publifolha
Nenhum comentário:
Postar um comentário